top of page

Cantinho da Poesia. Edição de Setembro 2022.






Por Ana Paula Soeiro.










Cantinho da Poesia - Edição de Agosto de 2022.


Na edição deste mês confira a participação dos poetas:


1- Angelina da Conceição - Rio de Janeiro/RJ

2- Anna Luiza de Mello - Rio de Janeiro/RJ

3- Claudio Miranda - Rio de Janeiro/RJ 4- Conceição Guedes - Valpaços/Portugal

5- Gisele Lemos - Rio de Janeiro/RJ

6- Jorge Cosendey - Rio de Janeiro/RJ

7- Márcia de Mello - Rio de Janeiro/RJ

8- Regina Rodrigues - Rio de Janeiro/RJ



Acesse o Bom Dia, Poesia Virtual também no YouTube!









Angelina

da Conceição.














Tempo de Lembranças


Mês de agosto... Dia dos pais.

Comecei a lembrar da minha história.

Meu pai tão severo, bastava um olhar...

Lembranças que ficaram na memória.


Seu jeito de ser, eu conhecia bem.

Seus passos, sinalizavam seu humor:

No abrir a porta, era então revelador.

Olhava-n0s com seu modo inquisidor.


Os anos passaram e para eu entender,

Viajei até chegar onde tudo começou.

Lindo lugar, vales e montes a adornar.

Em minha pesquisa algo se iluminou.


Meu pai aos nove anos teve que trabalhar.

Com pessoas que ensinavam com aspereza.

Aprendeu a profissão, e em busca de emprego,

Viajou para o Brasil, vida dura... braveza...


Meu pai, não tinha tempo de olhar ao redor.

Em sua terra tão linda, nela nunca reparou.

Dizem que a pessoa só dá o que tem, é certo.

Pai, o senhor se superou, ensinando-me a ser

O que hoje sou.

E eu tive as respostas dos meus porquês.

















Anna Luiza

de Mello.











O Que é o Amor?


Às vezes eu me pergunto sobre o que é o amor

O que é o amor?

Alguns vão dizer que o amor vem de um relacionamento

Outros vão dizer que é a família

E eu digo que o amor é um sentimento brando

Que nos instiga a sentir pelo outro


Mas e o amor paterno?

Nossa! o amor paterno é algo muito importante

Sim por que é dali que vem o primeiro contato com o amor

Eu acredito que ser pai é maravilhoso

Sei que tem as exceções mas

O amor do meu pai foi, é e sempre será primordial para mim

te amo pai








Cláudio

Miranda









Não é Magia


Aquela bola flutuando me encantava..

E de trás da mureta, eu olhava, só não podia tocar.

Pedir pra meu pai, nem me atrevia,

Pois, mesmo pequeno, sabia que ele não teria dinheiro para comprar.

Então, ficava ali paradinho,

Vendo o filho do vizinho com uma bola de gás a brincar.

Achava que era pura magia,

Alguma feitiçaria que fazia a bola flutuar.

Já adulto e casado, no dia dos pais, com meu filho na praça a brincar,

Encontrei um vendedor com uma cordinha na mão

E as bolas de gás a flutuar.

Os olhos do meu filho brilharam e com as bolas ele se encantou.

Comprei a bola para meu filho…

Foi a maior alegria do mundo.

Segurei por alguns segundos, antes de entregar.

Lembrei da vontade que tinha, mas nunca pude brincar.

Falei pra meu filho: Toma, pode brincar, o dia todo,

Todo dia até a bola murchar.

Ah!

Só não é magia que faz a bola flutuar.








Conceição

Guedes










Meu Querido Pai


Sei que estás comigo

Partistes para o céu, mas não me abandonastes

Mais que pai e filha, nosso amor foi transcendental

Nesse mundo não existiu outro igual

Fomos exemplo de amor incondicional

Atravessamos juntos a perfídia desse mundo

Um quarto de século convivemos

Até que para Deus fostes chamado

Não chorei no teu enterro

Vida desgraçada aqui tivestes

Uma falange divina te levou para o lugar certo

Oh! Senhor, agradeço o pai que tive

Purificamo-nos numa existência paupérrima

Glórias dou a Deus a oportunidade de evolução

Pois só um coração que conhece um amor filial

É capaz de livrar-se das amarras do egoísmo

E conquistar a proteção de Deus










Gisele Lemos








Agradeço ao Pai


Hoje quero homenagear meu Pai

Agradecer é pouco, pelo que ele fez por mim

A vida vale a pena com o perdão

Dedicação e esperança!

As diferenças na contradição.

Não nego a minha persistência e fé,

Na arte!

O contrário do desalinho é o afeto

Paternidade é insistência

Negue, renegue, no entanto,

Aí está ele, pensando em mim.

Disposto, nem eu mesmo sei porque?

Em colaborar, com mais uma estripulia...

O destino entregou-me a uma família,

Diversa e mineiramente, diferente de mim.

Desgarrada volto aqui para agradecer,

Serei mesma alegre, artista e poeta

Meu pai, meu pai, quanto amor por você

Meu Pai, meu Pai, hoje vim agradecer!








Jorge

Cosendey








Pai Meu Que Está No Céu


Preciso é este momento precioso,

Agora, sinto seu sangue em mim;

Imagem do seu jeito rigoroso.


Principalmente um homem principal;

Apesar de repentina partida, teve uma

Importância que ensina fundamental.


Pai! Hoje estou mais velho que você.

Aqui aos meus netos falo do bisa...

Imortal em minha vida com porquê.


Pude seguir seu exemplo de ser

Assistir aos filhos, ensinar e amar;

Investir no correto, ter fé e vencer.


Pai! Meu agradecimento é eterno

A tudo que contigo pude aprender:

Investir no estudo e ser fraterno.











Márcia

de Mello.














Um ser que faz parte da minha existência.

Que me acompanhou em meu crescimento como pessoa.

Que me protegeu.

E me trouxe a importância de tê-lo ao meu lado,

Nos momentos importantes da minha vida!

Quando o perdi, para a vida ou para a morte, ficou um vazio tremendo!

Foi um privilégio ter tido um pai de verdade!

Quero fazer esta homenagem e agradecer por tudo que significou em minha vida.

Foi muito especial vê-lo como avô coruja!

Com muita ternura embalava suas netas em seus braços e sempre dizia:

- Vovôzinho te ama muito!

Hoje, nesse dia especial, não dá para pensar no vazio que ficou quando você se foi, pois você deixou a vida repleta de amor!

Hoje, só dá pra ter a felicidade de seguir o que me ensinou: amar ao próximo e seguir em frente, com orgulho e com amor!

Te amo meu pai, Tapyr de Mello.










Regina Rodrigues












Pai

Como sinto saudades de ti.

Deixastes teu legado e teu grande exemplo para minha vida.

Teu amor e carinho por mim, todos os ensinamentos inesquecíveis.


A partir de tudo isso, tornei-me uma pessoa com caráter e honestidade.

Com capacidade de amar e respeitar o meu próximo.


Contigo, desde criança aprendi o significado da palavra pai.

Posso dizer com todo o meu coração:

Pai, é quem ama e abençoa; quem cuida, protege e ensina seu filho.


Foste um pai sem igual, hoje já não estais aqui.

Deixastes tua figura gravada no meu ser.

Tenho doces e eternas saudades de ti.

E hoje iluminado com a luz da face do Pai Celestial; sinto essa luz refletir na minha vida.

Pai, eu sempre vou te amar.



bottom of page