top of page

Estação Guaratiba.




por Silmo Prata.








Posse da diretoria da primeira Academia de Letras e Artes da Zona Oeste.


Na foto: Presidente do Conselho Comunitário da AISP 27 (Sr. Robert Rene Michel), Vice Presidente da ALAZO (Srª Sônia Abreu), Presidente da ALAZO (Srª Ieda Thomé), Secretário da ALAZO (Sr. Silmo Prata) e a representante da 10ª CRE (Professora Glícia Lins)



A Zona Oeste ganhou sua primeira Academia de Letras e Artes, a ALAZO.

Na manhã do sábado, 28 de maio de 2022, foi realizada em Guaratiba na sede do Vida Feliz, a cerimônia de consolidação da fundação da Academia de Letras e Artes da Zona Oeste (ALAZO), com a posse da diretoria e de seus membros.


Na ocasião, esteve presente o Presidente do Conselho Comunitário da AISP 27, o Sr. Robert Rene Michel e a representante da 10ª CRE, a Professora Glícia Lins, entre outros convidados ilustres, novos membros e seus convidados..


Inauguração da nova sede do 40º BPM.



No dia 27 de maio, foi inaugurada a nova sede do 40º BPM, na Estrada do Mendanha, ao lado do DETRAN.


A nova sede trará maior visibilidade e proximidade, estreitando os laços entre a população de bem da Zona Oeste e a Polícia Militar, além de ser um ponto estratégico para irradiação de viaturas, de Campo Grande.


A solenidade contou com a presença do Sr. Governador do Rio, Claudio Castro, o Comandante do 40º BPM, Tenente Coronel Levi, alguns Deputados, Vereadores e representantes da sociedade civil.


Sepetiba será o primeiro bairro a ter as linhas de ônibus reorganizadas

Após acordo judicial firmado entre Prefeitura, com o Ministério Público e empresários do setor, a Secretaria Municipal de Transportes confirmou que garantirá melhorias para o sistema de ônibus da cidade.

Segundo a secretária municipal de transportes, Maína Celidônio, a situação mais crítica hoje é a do bairro de Sepetiba.

A prioridade no plano da prefeitura com as empresas, será a reorganização das linhas de ônibus começando por Sepetiba e a volta das linhas que foram retiradas em todo Rio de Janeiro. No entanto, essa melhora não será de imediato e sim nos próximos meses.


INEA promoveu o evento “Vem Passarinhar” em Barra de Guaratiba

Foi realizado no dia 28 de maio, o evento: “Vem Passarinhar” promovido pelo INEA, em Barra de Guaratiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

O evento visa sensibilizar acerca da importância da avifauna por meio de sua observação nas unidades de conservação, além de estimular o contato com a natureza e a vida saudável. O evento deste fim de semana contará também com passeio de barco pelo manguezal da região de Guaratiba.



Instituto Territórios Diversos


O Instituto Território Diversos – ITD, está de casa nova, Estrada de Sepetiba, S/N (Av 2, nº17. Conjunto Tijolinho - Santa Cruz, Rio de Janeiro - RJ.


O ITD, é uma instituição cultural certificada como Ponto de Cultura Carioca que realiza projetos e ações culturais e socioeducativas na Zona Oeste com foco na juventude.


Elizabeth Manja, mulher negra, ativista e moradora do conjunto habitacional de Nova Sepetiba, Zona Oeste do Rio é quem está por trás deste instituto, desenvolvendo projetos e ações de promoção à cultura, educação e a arte como instrumentos de potencialização transformadora e de inclusão social na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro.


No último sábado dia 28 de maio, aconteceu o primeiro almoço “#Estação67”, da Biblioteca Comunitária Estação 67, existente no local.

ITD - Transformação e arte por toda parte



bottom of page