top of page

Coração: Dieta Mediterrânea



QUALIDADE DE VIDA – CORAÇÃO: DIETA MEDITERRÂNEA

Conforme as últimas notícias sobre saúde, principalmente a saúde do Coração, mais uma vez fica eleita, a chamada Dieta Mediterrânea, como grande campeã!


Desde 1950, a dieta consumida pelos povos ao redor do Mar Mediterrâneo chama atenção da comunidade científica, pois as estatísticas demonstram que o Estudo dos Sete Países, entre eles Itália, Grécia e Croácia, apresentaram taxas mais baixas de doenças cardíacas dos que os participantes que moravam em outros lugares.


Esta dieta consiste em consumo de frutas, vegetais, legumes, grãos integrais, nozes, sementes, proteínas magras e gorduras saudáveis que têm um efeito protetor. Foi constatado que esta alimentação traz benefícios como Pressão Arterial e Colesterol mais baixos e risco reduzido de Diabetes tipo B.


O café da manhã pode ser abacate esmagado formando uma pasta em torradas integrais com frutas frescas e um iogurte grego com baixo teor de gordura. Para o almoço ou jantar, um prato de vegetais e grãos cozidos com azeite e temperados com ervas; tubérculos assados, folhas verdes, pequenas porções de macarrão ou pão integral, com uma proteína magra, como peixe grelhado.


Como nesta dieta não recomenda o consumo de carne vermelha, é preciso verificar se está sendo absorvida a quantidade de Ferro suficiente. Para este fim, utilizar bastante alimentos ricos em Vitamina C, como frutas cítricas, pimentões , morangos e tomates que podem ajudar a absorver o Ferro. Boas fontes deste mineral também são as nozes, tofu, legumes e vegetais com folhas verdes escuras.


Somos aquilo que comemos, já diziam os antigos! Cuidar com carinho da alimentação e do coração é estar vigilante quanto à Qualidade de Vida.






Sonia Abreu

Terapeuta Holística - Homeopatia/MTC-Medicina Tradicional Chinesa/Radiestesia

Whatsapp: (21) 9 9967-9305


bottom of page