top of page

Eleições 2022: Haja coração!







Por Paulo Farias.

Jornalista




Eleições 2022, haja coração!


VITORIA NO PRIMEIRO TURNO NO RIO

Claudio Castro (PL) está reeleito governador do estado do Rio de Janeiro, venceu com 58,5% dos votos no primeiro turno das eleições. Eleito vice-governador assumiu interinamente o governo do estado com o afastamento do titular Wilson Witzel, se mostrou ser um excelente articulador político conseguindo formar uma bancada governista com parlamentares de diversos partidos políticos, conseguindo a maioria de apoio à sua gestão na Assembleia Legislativa.

O governador Claudio Castro é advogado, cantor gospel ligado à Igreja católica, candidato pelo Partido liberal, o mesmo do presidente Bolsonaro, surfou na popularidade do presidente avançou e deixou seu principal oponente tido como favorito ao Palácio Guanabara, o deputado Marcelo freixo (PSB) em segundo lugar, com 27,51% dos votos.

Castro com as contas do governo do estado em dia, pretende ampliar parcerias com governo Bolsonaro para fomentar a criação de novos empregos e cuidar das pessoas.


BRASIL RUMO A DECISÃO NO SEGUNDO TURNO

O último dia 2 de outubro foi de muita expectativa e emoção para população brasileira residente no país e no exterior, pelo fato das pesquisas de intenções de votos realizadas pelos Institutos que davam ao ex-presidente LULA uma larga vantagem projetando uma vitória com 58% no primeiro turno das eleições, em contra ponto à popularidade de milhões de brasileiros que apoiam o presidente Bolsonaro nas manifestações populares como a de 7 de setembro em Copacabana e diversas capitais do pais.


A finalização da apuração do Primeiro Turno no final do dia de acordo com os dados do TSE divulgados ao vivo pela TV após as 22h, Lula recebeu 56,6 milhões de votos, 48,24% e o Bolsonaro recebeu 50,8 milhões de votos, 43.36% do total dos votos válidos.

Segundo o TSE 156 milhões de brasileiros estavam aptos a votar, o pleito mostrou a maior abstenção 20,9% que corresponde a mais 32 milhões de eleitores que não participaram do pleito para escolha de parlamentares para as casas legislativas, governadores e presidente de república.

Os Institutos de pesquisa divulgaram em suas amostras de intenções de votos um grande erro de cálculos de projeção ou intencional, para influenciar no resultado da eleição, que motivou a movimentação de eleitores, o que de fato aconteceu os indecisos e dos candidatos Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB), desidratando as candidaturas favorecendo a candidatura de Lula.

As eleições do primeiro turno mostrou a necessidade de aperfeiçoar o Sistema de Gestão da eleição e apuração pelo TSE, muitas urnas apresentaram defeitos, longas filas de espera do eleitor para votar, há registros de votos e contabilização com números conflitantes, urnas com totalização de votos superior ao real comparecimento e a favor do candidato Lula, o que coloca em dúvidas a credibilidade do Sistema sob a responsabilidade da Justiça Eleitoral.

Os novos congressistas eleitos deputados e senadores para próxima legislatura que se inicia em 2023, precisam urgentemente fomentar junto com a comunidade jurídica brasileira a discussão e buscar propostas para reforma do Poder Judiciário Brasileiro.


SEGUNDO TURNO DE DECISÃO

No próximo dia 30 do corrente mês os brasileiros vão de encontro com as urnas eletrônicas do TSE para a grande decisão, entre os dois candidatos mais votados. As negociações já iniciadas pelos candidatos em busca de apoio das lideranças políticas e alcançar o eleitor indeciso, revela a polarização entre Lula e Bolsonaro, que impactou o eleitor brasileiro de tal forma quer muitos não sabem os nomes dos jogadores da Seleção Brasileira para próxima Copa Mundial de futebol a se realizar nos meses de novembro e dezembro, uma coisa é certa foi dada a largada, rumo ao segundo turno, e a eleição presidencial será definida pelo eleitor.


Com a abstenção de eleitores brasileiros, nos resta uma reflexão

A história tem registro que o filósofo grego Platão, há muito tempo, anos 428 q 487 a.C., admirador e discípulo de Sócrates, naquela época alertava que “O maior castigo para aqueles que não se interessam por política é que serão governados pelos que interessam”. Nada mais verdadeiro e atual.

Em nosso país que já foi colônia de Portugal, que recentemente comemoramos 200 anos de sua independência, infelizmente temos registros da história passada e recente da utilização da politica como meio de corrupção, obtenção de poder, proteção de apaniguados, perseguição de desafetos e tantos outros desmandos e arbitrariedades dos poderes que deveriam promover a democracia e justiça social, acabaram por desacreditá-la.


O que presenciamos na história recente pelos ocupantes do poder, foi da ganância pelo poder e assalto ao dinheiro público, que deveria ser repudiado e que ainda é endossado por parcela da sociedade brasileira, promove o afastamento dos cidadãos de bem, de participar do processo político e desmotivam eleitores, que se abstêm de participar da escolha de seus representantes para o exercício do poder em nome do Povo.

Caro leitor, o momento é de reflexão e não omissão, exerça seu direito constitucional de votar dando sua contribuição para aperfeiçoar a democracia brasileira.


Segundo o TSE o Sistema eleitoral Brasileiro é perfeito

O segundo turno das eleições no Brasil está marcado para acontecer no próximo dia 30, mas alguns eleitores do Espírito Santo já receberam o comprovante de presença na votação, será mesmo necessário voltar à sessão eleitoral para digitar o número do candidato na maquininha ou o sistema do TSE já se antecipou e registrou a vontade do eleitor?


Sinal de Alerta para Vereador do Rio

O eleitor carioca parece não estar muito satisfeito com alguns de seus vereadores, 17 vereadores do Rio disputaram a eleição para Assembleia Legislativa e Câmara Federal, somente 5 foram eleitos. Fica uma pergunta: Será mesmo que os vereadores Cariocas estão trabalhando em sintonia com o cidadão para legislar em defesa da cidade, ou o mandato parlamentar na Câmara municipal é só um meio, trampolim para alcançar novos objetivos políticos.

O eleitor Carioca está antenado e ligado às redes sociais.


Ex-vereador Gabriel Monteiro é a grande revelação da eleição

Gabriel Monteiro, que teve mandato de vereador cassado pelos coleguinhas da Câmara Municipal do Rio, e teve o registro de sua candidatura a deputado federal negado pela Justiça Eleitoral, jogou por terra a tese de muitos que político não transfere votos. Impedido de ser candidato, fez 2 golaços de popularidade, elegeu o pai Roberto Monteiro deputado federal com 94.221 votos e a irmã Giselle Monteiro deputada estadual com 95.022 votos.

Gabriel mostrou a força que tem nas redes sociais e apoio de seus milhares de seguidores, tudo indica que o ex-vereador vai ficar de olho no parlamento municipal e colocar a boca no trombone.


Vergonha do nome ou cuidado para não perder voto?

O eleitor fluminense deve estar se perguntando porque alguns políticos candidatos a Assembleia Legislativa e à Câmara Federal nesta eleição não divulgaram os seus sobrenomes?

Filhos do ex-presidente da Alerj Jorge Picciani, herdeiros políticos submeteram os seus nomes no último dia 2, a vontades do eleitor, Leonardo Federal e Rafael estadual, não utilizaram o sobrenome do pai Picciani, na propaganda eleitoral e não foram eleitos, apesar da votação expressiva somados dos dois conquistaram 60 mil votos.

Outro nome famoso apareceu na Urna Eletrônica Marco Antônio Cabral, este não omitiu o nome do pai muito conhecido que já foi governador, o famoso Sergio Cabral, o herdeiro político até conseguiu 23 mil e poucos votos, mas não o suficiente para se eleger deputado federal.

O destaque nessa corrida eleitoral ficou para Danielle Cunha, filha de um outro famoso Eduardo Cunha, que exibiu o nome do pai e faturou mais 74 mil votos, foi eleita deputada federal, já deve estar arrumando as malas rumo à Brasília, espero que não siga o exemplo do pai.

Pelo visto, ainda temos eleitores que pensam que estamos na Monarquia.


Benjamim do Monte

Este é o Bairro da Zona Oeste do Rio tem uma estação ferroviária da Supervia, que atende os trabalhadores que usam o trem como meio de transportes e os moradores do bairro, de um dos lados da linha férrea tem a Rua Campo Grande, e o curioso que na descida da escadaria da estação tem uma parada de ônibus, identificada pela placa no poste, do outro lado da Rua não tem placa indicativa de parada dos coletivos.

Na falta da placa, os motoristas se negam a parar o ônibus para embarque e desembarque em frente a estação, obrigando os usuários de transportes a andar por mais de 400 metros até o ponto mais próximo, imagine as dificuldades para idosos, mulheres com crianças de colo e nos dias de chuva, problemão para o povo trabalhador.

A coluna PAINEL do Guarazão está ligada nos problemas da cidade e reclamação já foi registrada para implantação de sinalização gráfica vertical viária, pelo aplicativo 1746 da prefeitura protocolo 25479515-0, vamos ver se providências serão tomadas.

Transportes Público sem roleta na eleição

Nota 10 para o prefeito Eduardo Paes, que garantiu ao eleitor Carioca a gratuidade no BRT e ônibus municipais, a decisão não só garantiu o deslocamento como também contribuiu para o eleitor exercer o direito de voto no pleito democrático de 2022.

BRT Transoeste

A prefeitura está fazendo obras na canaleta de circulação do BTR na Avenida Dom João VI em Guaratiba na Zona Oeste da Cidade, mas o problema antigo como explícito na imagem persistem, veículos sem ar condicionados, com o interior visivelmente sujos e superlotação não só nos horários de pico, circulam com portas abertas submetem os usuários a riscos, péssima qualidade do serviço de transporte público, que parece ser de difícil solução.


Registro de aprendizado

Moradores de Guaratiba participam da Oficina de Xadrez no Centro de Convivência Vida Feliz, as aulas práticas no Curso de Xadrez, ministradas pelo professor Dalterson tem uma programação para todas as segundas feiras às 14h. Na imagem os alunos já na terceira idade Paulo e Marcelina, se familiarizando com as movimentações das peças no tabuleiro de xadrez e praticando e exercício da concentração e paciência, ótima atividade não só para o lazer, mas também para saúde física e mental.


PEU de Guaratiba

O tão esperado PEU – Plano de Estruturação Urbana de Guaratiba, apesar de anos de estudos e projeções para desenvolvimento do bairro não vai sair do papel, segundo as informações de Adenil Costa ex-prefeito da Zona Oeste, que está participado das audiências públicas promovidas pela secretaria municipal de urbanismo do Rio, relata que Guaratiba não terá mais o seu PEU, a prefeitura pretende incluir as questões de natureza legal do bairro no Plano Diretor da Cidade, que está sendo revisado e será submetido à apreciação da Câmara municipal.

Guaratiba é hoje um bairro da cidade que se difere dos demais, lindo com suas áreas verdes, lindas praias e dados históricos, tem que ter um olhar diferenciado no seu desenvolvimento urbano e sobretudo preservar o meio ambiente, durante anos as lideranças locais estiveram na perspectiva de ter uma legislação especifica para disciplinar o crescimento urbano e econômico, em especial para aprovação de projetos, licenças de obras e viabilizar a regularização fundiária.

Grupos de Estudos foram criados pela prefeitura nas gestões anteriores inclusive do atual prefeito Eduardo Paes, na sua gestão anterior não enviou o Projeto de lei para Câmara Municipal, alegando a necessidade de outro estudo mais apurado. Agora em sua terceira Gestão frente à prefeitura, temos essa novidade de engavetamento dos estudos do passado e a promessa de incluir as questões de Guaratiba no Plano Diretor, e o bairro fica sem o seu PEU.

Atualmente está em discussão o texto do Plano Diretor, PLC nº 44/2021, que institui a revisão do Plano atual, enviado pelo Executivo Municipal para Câmara dos Vereadores do Rio, e já passou por várias comissões e audiências públicas com a participação da sociedade.

O Plano Diretor é uma legislação urbanística municipal, implementada da necessidade de estabelecer limites às atividades e ações humanas no espaço da cidade, no sentido ordenar, preservar e recuperar a qualidade da vida urbana, como orientar o processo de planejamento do município de acordo com o Estatuto das Cidades, Lei nº 10.257 de 2001, que regulamenta os artigos 182 e 183 da Constituição Federal de 1988.


Marcelo Girard no FiliGram

O poeta e compositor Marcelo Girard, morador de Campo Grande participou nos dias 2 a 11 do mês de setembro, da primeira edição do FiliGram – Festival Internacional Literário de Gramado, o evento teve uma programação extensa com mesas de debate, sessões de autógrafos, performances artísticas e oficinas temáticas da literatura contemporânea.

Marcelo foi um dos convidados para conversar sobre poesia, carreira e seu novo livro: “Não vou ao Meu Enterro”, por seu destaque com a publicação de 6 (seis) poemas na Revista da Academia Brasileira de Letras.

No festival ocorreu a 25ª Feira do Livro de Gramado, evento tradicional da cidade com a participação de livrarias e editoras do estado.



E-mail: paulofarias.rio@gmail.com | mande notícias pelo WhatsApp 21 97000 - 3994

bottom of page