top of page

Meu Kantinho - Centro de Cultura recebe Medalha Tiradentes da ALERJ.




por Douglas Arantes.






Olá, leitores do Guarazão. No dia 05 de Junho de 2022 às 14H, a Medalha Tiradentes foi entregue na sede do Meu Kantinho Centro de Cultura, em memória a seu fundador Sebastião Cloves (Cloves do Violão), que é uma honraria concedida e destina-se a premiar pessoas que prestaram relevantes serviços à causa pública do Estado do Rio de Janeiro. A medalha foi instituída pela Resolução Nº 359 de 1989, em 8 de agosto de 1989, sendo a mais alta condecoração concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

Mineiro de Barão do Monte Alto (MG), onde começou seu estudo de música, criado em colégio interno e por todos lugares onde passou, Cloves do Violão participou de movimentos musicais até chegar ao Rio de Janeiro em 1956. Foi remido da ala de compositores do G.R.E.S. Estação Primeira da Mangueira, onde ingressou em 1967. Introdutor do violão 7 cordas nos desfiles das escolas de samba, através da Estação Primeira de Mangueira, quando chegou em 1966. Músico exclusivo do cantor Moreira da Silva, Jamelão, acompanhando-o, inclusive, nos desfiles do G.R.E.S. Estação Primeira da Mangueira e em shows pelo Brasil, além de outros intérpretes como, Benito de Paula, Jards Macalé, Paulinho da Viola, Dicró, Neguinho da Beija Flor, Pedrinho da Flor, Almir Guineto, Beth Carvalho, Ana Rosely, Leci Brandão, Marisa Gata Mansa, Carmem Costa, Ataulfo Alves Júnior, Raul de Barros (trombonista); e por 10 anos, diretor musical do produtor cultural Albino Pinheiro o fundador da "Banda de Ipanema." Participou de projetos como Seis e Meia, Pixinguinha, Rio Rua, BANERJ Interior, Som do Meio Dia, Música para o povo, Corredor Cultural, Carreta Cultural, Palco sobre rodas, Música da minha escola, Quase às sete, e outros. “É motivo de muito orgulho e alegria receber esse reconhecimento. Meu pai sempre teve o sonho de fundar uma escola de música e oferecer aulas gratuitas, para quem quisesse aprender".


Em primeiro de maio de 1998 fundou o Meu Kantinho Centro de Cultura. Atualmente, muitos músicos estão atuando como profissionais e iniciaram as suas trajetórias no Meu Kantinho. Após o falecimento do fundador em 2008, com esforços da família, mantenedores, músicos e amigos, conseguimos dar continuidade a essa obra tão emblemática da Região da Leopoldina, trazendo Expressiva relevância social, econômica e cultural para a cidade do Rio de Janeiro.

Agradecemos a homenagem aos Queridos Amigos Yara Batista da Silva & Marcos Lopes Ribeiro pelo encaminhamento e pedido junto à ALERJ.” Comenta Alessandra Clovis, filha do patrono.


Espero que tenham gostado, até a próxima edição.

bottom of page