top of page

Curtinhas: DÁ PRA ACREDITAR?




por Cid Thomé.







Algo a temer: segundo alguns cientistas o mar subirá e uma estimativa geralmente aceita é que subirá de 15 a 30 centímetros até 2030.

Você sabia que houve uma época em Atenas que não havia advogados e juízes e quando havia um acusado de crime ou outro tipo de delito o réu ou faltoso defendia-se frente a um júri de 100 pessoas e se julgado culpado o próprio réu procurava ver alternativas para se safar da culpa?


Você sabia que a expectativa de vida no Japão era de 76 anos para o homem e de 86 anos para a mulher e que atualmente 90 anos para a mulher e de 105 anos para homens?

Você sabia que Veneza uma dos maiores polos de atração turística do mundo era na verdade uma das mais desertas e desoladas ilhotas pantanosas da Terra?


Pode não interessar, mas guerra traz motivos e razões as vezes bem estranhos.

Em 1731 ingleses e espanhóis declararam guerra por causa de uma “grelha” de um marinheiro inglês foi cortada por um espanhol.


A Guerra dos Porcos (1906 a 1909) trata-se de uma disputa entre o Império Austro- Húngaro e a Sérvia referiu-se a importação de carne suína. E aí...


A primeira Guerra Mundial (Alemanha e Rússia) foi deflagrada pelo antagonismo de partidos políticos que não tinham nada com aquilo.

Teve também a Guerra das “Sem Seios”. Usar isso é outra história...


A Guerra dos 100 anos (Inglaterra e França) na verdade duraram 116 (1337 – 1473) e tudo por quê? Os flamengos precisavam da lã inglesa...


A guerra mais curta foi Grã- Bretanha x Zanzibari só 38 minutos...


Você sabia que Levis Straus foi quem criou a calça Levis que mais tarde o alfaiate Jack Levis aperfeiçoou a calça tornando-a Blue-Jeans que se tornaria moda para todas as classes sociais isto em 1902 com a morte de Levis Straus?



CURTINHAS JUNHO 2022




CURTINHAS com CID Thomé.




A maior lagoa está no Rio Grande do Sul, Lagoa dos Patos, 280 km de extensão e sua superfície é de 9.850 km.


Curiosidade: colecionadores – Angélica 285.150 canetas esferográficas – William (EUA) 75.000 latas de cerveja – George (EUA) 31.336 trevos de 5 folhas, e, para terminar, Manoel (Portugal) 1.245.729 tampinhas cerveja e rolhas do vinho do Porto e o Bryon (EUA) montou a maior estrutura de cartas de baralho (1.735) um castelo de 7,56m em 1999.


Você sabia que Martinho Eduardo Orige foi o recordista de embaixadinhas com bola oficial por 19 horas e 30 minutos sem parar isso em 2002.

Pelé é o recordista mundial com 126 gols no campeonato brasileiro de 1959. E tem mais de 1956 a 1977 ele faturou 1.363 gols.


Imaginem vocês que teve dois australianos condenados a forca que tiveram uma sorte danada. O primeiro a corda se rompeu por três vezes e o segundo o alçapão também não abriu por três vezes, aí foram ambos condenados a cadeira elétrica e aí não preciso dizer o que aconteceu... foram executados e fim!


Gostaria aqui de reviver o que é considerado um dos maiores brasileiros de todos os tempos e que deixou o que sempre se dedicou toda vida à justiça defendendo sempre oprimidos dentro de sua filosofia assim se expressou em 1º de março de 1923: Com a Lei, pela Lei e dentro da Lei; porque fora da Lei não há salvação (Ruy Barbosa).


Tem mais Ruy Barbosa quando disseram a ele que iriam levantar uma estátua sua, disse: Não sou grande entusiasta dos bustos e das estátuas. Essa petrificação ou mineralização de um vulto humano não me fala à alma. Um homem em metal ou pedra me parece duas vezes morto.


Se você quiser, muito mais sobre esse grande brasileiro, vá à Rua São Clemente, 134, Casa de Ruy Barbosa, você encontrará 36.000 volumes com pelo menos 3.000 de sua autoria.

Conciliador é o cara que alimenta um crocodilo esperando ser devorado por último.

Consciência e a covardia são a mesma coisa, isto é, se já foi comprada uma vez, sem dúvida pode ser comprada novamente porque se é corrupto será sempre e o orçamento fantasma taí mesmo.


Temos diplomata que fala sem dizer nada, será isso a nova versão do governo atual?

Tenho um amigo que me fez uma pergunta: Devo tirar umas férias com minha esposa no Caribe ou divorciar-me? Respondi: O divórcio dura para sempre.


Para seu governo tem três coisas que n]ao esqueço: rosto, nomes e engraçado sabe que nunca mesmo a terceira não consigo lembrar?

bottom of page